Confiança do comércio sobe em dezembro, aponta FGV

787

São Paulo – O índice de confiança do comércio (Icom) oscilou em alta de 0,3 ponto em dezembro em relação a novembro, para 98,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, houve alta da confiança em três dos seis segmentos pesquisados.

A abertura do dado mensal mostra que o resultado do Icom neste mês foi influenciado pela melhora na percepção dos empresários em relação ao cenário presente, já que, na passagem de novembro para dezembro, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 0,9 ponto, a 95,8 pontos, atingindo o maior nível em um ano.

Enquanto isso, o Indice de Expectativas (IE-COM) caiu pela terceira vez seguida, em 0,4 ponto, a 100,5 pontos. Ainda assim, o indicador que se refere às perspectivas para o setor no cenário à frente seguiu acima do nível considerado neutro, de 100 pontos, desde julho.

O coordenador da pesquisa na FGV, Rodolpho Tobler, observa que a confiança do comércio apresenta certa tendência de acomodação. “Apesar da melhora na percepção dos empresários sobre o ritmo de vendas no momento presente, há cautela quanto à sustentabilidade da recuperação nos meses à frente”, avalia.

Para ele, a continuidade e a velocidade da recuperação do setor vão depender de uma melhora mais expressiva da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho. A edição deste mês coletou informações de 805 empresas entre os dias 2 e 20. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 27 de janeiro.