Confiança do empresário da indústria é a pior para o mês desde 2018, diz CNI

611

São Paulo, 21 de janeiro de 2021 – O Indice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 60,9 pontos em janeiro – a pior leitura para este mês desde 2018, quando o índice bateu 59,0 pontos -, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A leitura representa queda de 2,2 pontos em relação a dezembro e de 4,4 pontos ante janeiro de 2020.

Segundo a CNI, a queda se justifica pela incerteza com relação à evolução da pandemia de covid-19. “Apesar da chegada da vacina, o crescimento do contágio nos países europeus e, sobretudo, no Brasil, aumentou o temor da necessidade de se impor novas medidas de isolamento social”, disse a confederação.

“Adicionalmente, o ano de 2021 se inicia sem as medidas emergenciais de apoio às empresas e às famílias mais vulneráveis. Tais fatores, provavelmente resultaram no recuo da confiança dos empresários. Ainda assim, o índice se mantém próximo ao patamar de 60 pontos, distante da linha divisória dos 50 pontos, indicando que os empresários da indústria seguem confiantes”, disse a CNI em relatório.