Por: Olívia Bulla
São Paulo – O índice de Confiança do setor de Serviços (ICS) voltou a subir, após ter interrompido em agosto duas altas seguidas, e avançou 1,7 ponto em setembro, a 94,0 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador atingiu o maior nível desde fevereiro deste ano (96,5 pontos).
A alta da confiança no setor atingiu 11 das 13 atividades pesquisas e foi influenciada pela melhora tanto da avaliação em relação ao presente quanto sobre o futuro. Em base mensal, o Indice de Situação Atual (ISA) teve leve alta de 0,5 ponto, a 89,9 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE) avançou 2,9 pontos, a 98,2 pontos.
Dentre os quesitos que compõem os subíndices, no âmbito do ISA, os indicadores de volume de demanda atual e sobre a situação atual dos negócios subiram. Já o IE foi influenciado tanto pelo indicador de tendência dos negócios nos seis meses seguintes quanto pelo indicador de demanda para os próximos três meses.
Por sua vez, o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor de serviços caiu 1,1 ponto percentual (pp) entre agosto e setembro, a 80,7%, atingindo o menor nível desde agosto do ano passado.
O economista da FGV/IBRE Rodolpho Tabler, destaca que a confiança do setor de serviços volta a avançar em setembro, encerrando o terceiro trimestre de forma positiva. “Esse resultado sugere que a recuperação gradual do setor deve se manter nos próximos meses, apesar do patamar ainda baixo”, avalia.
A edição deste mês coletou informações de 2.153 empresas entre os dias 2 e 23. A próxima divulgação da sondagem de serviços será em 30 de outubro.