Por Olívia Bulla
São Paulo – O índice de Confiança do setor de Serviços (ICS) subiu 1,4 ponto em novembro em relação a outubro, para 95,0 pontos, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador atingiu o maior nível desde fevereiro deste ano.
A alta da confiança no setor atingiu nove das 13 atividades pesquisadas e foi determinada pela melhora da avaliação sobre o futuro, já que o Indice de Situação Atual (ISA) interrompeu cinco altas consecutivas e caiu 0,9 ponto, em base mensal, a 91,8 pontos. Em contrapartida, o Indice de Expectativas (IE) avançou 3,8 pontos, a 98,4 pontos, compensando a queda sofrida no mês anterior.
Por sua vez, o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor de serviços oscilou em baixa de 0,3 ponto percentual (pp) entre outubro e novembro, a 81,7%.
Para o economista da FGV/IBRE Rodolpho Tabler, a combinação de melhora do otimismo do empresário do setor de serviços com os próximos meses com o ligeiro recuo na percepção sobre o momento presente sugere um cenário de recuperação gradual, sem expectativa de uma retomada mais robusta no curto prazo.
A edição deste mês coletou informações de 1.705 empresas entre os dias 1 e 26. A próxima divulgação da sondagem de serviços será em 26 de dezembro.