Conglomerado PagBank e PagSeguro lidera ranking de reclamações do BC no 3º trimestre

31

São Paulo, 24 de outubro de 2024 – O conglomerado formado pelo PagBank e pelo PagSeguro segue na liderança do ranking de reclamações do setor financeiro, elaborado trimestralmente pelo Banco Central (BC). O ranking reúne as queixas apresentadas contra bancos, financeiras e instituições de pagamento e classifica as instituições mais reclamadas de acordo com o número de queixas e de clientes de cada uma.

O PagBank e o PagSeguro assumiram a dianteira da lista no segundo trimestre deste ano, quando registraram um índice de reclamações de 90,62. E mantiveram o posto no terceiro trimestre, só que um índice mais elevado de reclamações: 104,88.

O número representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de cliente. Ou seja, reclamações em que foram verificados indícios de descumprimento de lei ou da regulamentação do Banco Central.

Com cerca de 32,6 milhões de clientes, o PagBank e o PagSeguro receberam 3.423 reclamações consideradas procedentes pelo BC. As queixas mais comuns foram sobre a portabilidade do crédito consignado e ao acompanhamento da conta de pagamento.

Ranking de reclamações

O C6 Bank e o Banco Inter completam o pódio do ranking de reclamações do Banco Central do terceiro trimestre de 2024. Entre as instituições que estão no Ibovespa, o índice de ações mais negociadas da B3, estão Itaú (ITUB4), que subiu da 9a para a 4a posição do ranking, entre o segundo e o terceiro trimestre; o conglomerado formado pelo BTG Pactual (BPAC11) e pelo Banco Pan (BPAN4), que caiu da 3a para a 6a colocação; Santander (SANB11), Bradesco (BBDC3; BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3), que aparecem na sétima, nona e 14a posições, respectivamente.

Veja as 15 instituições financeiras mais reclamadas no 3T24:

1. PagBank e PagSeguro (PAGS34): 104,88
2. C6 Bank: 84,49
3. Inter (INBR32): 74,11
4. Itaú (ITUB4): 49,97
5. Ame Digital, da Americanas (AMER3): 41,83
6. BTG Pactual (BPAC11) e Banco Pan (BPAN4): 37,27
7. Santander (SANB11): 34,59
8. Mercado Pago (MELI34): 34,58
9. Bradesco (BBDC3; BBDC4): 29,88
10. Caixa Econômica Federal: 25,29
11. Votorantim: 20,72
12. Neon: 20,03
13. Original: 19,45
14. Banco do Brasil (BBAS3): 18,15
15. Nubank (ROXO34): 15,26.

Principais reclamações

Segundo o Banco Central, os consumidores de serviços financeiros se queixam, sobretudo, de questões relacionadas ao crédito.

Veja as cinco queixas mais comuns no terceiro trimestre:

1. Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais.
2. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.
3. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito.
4. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado.
5. Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento – instituição de pagamento.