Conselho de administração do BNDES aprova Aloizio Mercadante na presidência do banco

589

São Paulo – O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou, por unanimidade, em reunião realizada nesta quarta-feira (25/1), os nomes de Aloizio Mercadante (presidente), Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio para comporem a diretoria do BNDES. Os aprovados se juntam aos diretores já nomeados Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro.

A indicação de Mercadante à presidência do BNDES suscitou dúvidas se ele poderia ou não assumir a função, mas em 9 de janeiro, o o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo emitiu um parecer dizendo não haver restrições para o petista ocupar o cargo por ter atuado em campanhas eleitorais de forma voluntária, após consulta feita pelo então coordenador da equipe de transição do governo Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com base na lei das estatais.

Aloizio Mercadante é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1976), com mestrado em Ciência Econômica (1989) e doutorado em Teoria Econômica (2010), pela Universidade Estadual de Campinas. Professor licenciado de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e aposentado da Universidade Estadual de Campinas, foi deputado federal por dois mandatos (1991-1995 e 1999-2003). Em 2002 foi eleito o senador com o maior número de votos da história na época, tendo ficado no mandato até 2011. No Senado Federal, Mercadante exerceu as funções de: Líder do Governo, Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Líder da Bancada do PT, do Bloco de Apoio ao Governo e Presidente do Parlamento do Mercosul (2010). Além disso, foi Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012), Ministro de Estado da Educação (2012-2014), Ministro de Estado Chefe da Casa Civil (2014-2015) e novamente Ministro da Educação (2015- 2016). Ao assumir o Banco, deixa a presidência da Fundação Perseu Abramo.

Tereza Campello é economista, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde NUPENS-USP e professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. Também é Doutora Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, com pós-doutorado em Segurança Alimentar pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Entre 2020 e 2022, Campello foi titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da faculdade de Saúde Pública da USP. Tereza Campello foi Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, entre 2011 e maio de 2016. Entre 2002 e 2011, esteve à frente de projetos importantes para o desenvolvimento, como o Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

Natália Dias possui mais de 25 anos de experiência em bancos de investimento atuando em instituições financeiras de primeira linha, como JP Morgan Chase, Bank of America Merril Lynch, ING Bank e Banif Investment Banking. Também ocupou o cargo de CEO do Standard Bank Brasil, posicionando-o como banco de referência para grandes multinacionais que fazem negócios com a África, tendo alcançado Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 25% em quatro anos. Natalia possui experiência e profundo conhecimento dos mercados financeiro, bancário e de capitais, finanças e governança corporativa. Além de investidora e mentora em projetos de impacto social, é ativista de diversidade e inclusão.

Helena Tenorio é funcionária de carreira do BNDES há 25 anos e possui graduação e mestrado em Economia pela UFRJ e MBA Executivo pelo COPPEAD-UFRJ. Além disso, cursou Economic Development Thinking, na Harvard Kennedy School e Master in Digital Transformation, pela PUC-Rio. No BNDES, Helena Tenorio desempenhou funções nos segmentos de Mercados de Capitais, Exportação, Planejamento, Comunicação e Relacionamento Institucional.