Conselho de Administração elege Leonardo Coelho Pereira como novo diretor-presidente

773

São Paulo, SP – A Americanas informou ontem (15) que seu Conselho de Administração aprovou a eleição de Leonardo Coelho Pereira para exercer o cargo de Diretor-Presidente.

Segundo o comunicado da companhia, Pereira é um executivo com “sólidas e bem-sucedidas experiências em empresas do setor de varejo, assim como em ambiente de consultoria de reestruturação, tendo exercido posições de liderança em empresas dominantes em seus segmentos. Atuou como sócio na Alvarez & Marsal desde 2011, na área de Reestruturação, com passagens relevantes em vários segmentos econômicos, como varejo, sportainment, agro, Oil&Gas, construção e energia. Antes disso, atuou por mais de 10 anos em posições C-Level (CEO e CFO) em multinacionais, tanto no Brasil como na Alemanha, Itália, Chile, Argentina e Uruguai”.

Com a eleição do novo Diretor Presidente, João Guerra voltará a atuar como Diretor de Recursos Humanos (não estatutário) da companhia.

A nota afirmou ainda que, tendo em vista o pedido de renúncia da conselheira Vanessa Claro Lopes ao cargo de integrante do Comitê Independente, criado pelo Conselho de Administração em 11 de janeiro de 2023, em razão da dificuldade em conciliar a agenda do Comitê Independente com os demais compromissos da Conselheira com a Companhia e outras empresas, bem como pelo fato de já ter contribuído efetivamente para o bom andamento dos trabalhos do Comitê até o presente momento, o Conselho de Administração também aprovou a eleição de Antonio Luiz Pizarro Manso, para o cargo de membro do Comitê Independente, em substituição à Vanessa Claro Lopes.

Manso é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio e pós-graduado em pelo IBMEC no curso MBA Executivo em Finanças. Com extensa carreira profissional, foi executivo em
diversas empresas nacionais e estrangeiras. Participou de Conselhos de Administração e Consultivo e do Comitê de Investimento, Finanças, de Recursos Humanos e de Auditoria de várias empresas, tais como Itapoá Terminais Portuários S/A, Fibria Celulose S/A, Solví Participações SA, TAM S/A, LM Wind Power do Brasil, Grupo Abril S/A, Latam Airlines Group e Banco Caixa Geral Brasil S/A. Foi membro do Comitê de Investigação Independente ligado ao Conselho de Administração da Hypera S/A.