São Paulo – O Conselho Europeu buscará saídas para mitigar os efeitos do aumento de preços da energia durante reunião dos dias 21 e 22 de outubro, quando pode anunciar medidas de alívio de curto prazo para os países mais afetados.
Em carta sobre o encontro, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que a disparada dos preços da energia na Europa é um desafio para a recuperação da economia no período pós-pandemia e reconhece que essa alta está afetando cidadãos e empresas.
No encontro, os líderes europeus também discutirão a atual situação da pandemia, que Michel lembra que não está controlada, com número de casos de covid-19 aumentando nos países da União Europeia (UE).
“A vacinação trouxe um progresso significativo na luta contra a covid-19, mas mais ainda precisa ser feito, especialmente em relação à hesitação e desinformação da vacina. Iremos abordar a solidariedade internacional para garantir a entrega rápida de vacinas aos países mais necessitados. Devemos também tomar medidas para garantir que estejamos melhor preparados para pandemias no futuro”, afirmou ele.
O comércio também fará parte das discussões assim como a preparação da a COP 26, como é conhecida a conferência do clima das Nações Unidas (ONU) e que será realizada de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.
“Todas as principais economias devem estabelecer metas ambiciosas e cumprir seus compromissos com o financiamento do clima”, disse Michel.
Imigração e transformação digital também serão debatidos pelos líderes europeus, que estarão reunidos em Bruxelas, na Bélgica, para as reuniões do Conselho Europeu.