São Paulo – Os consumidores da zona do euro estão prevendo uma menor inflação nos próximos 12 meses, de acordo com uma pesquisa do Banco Central Europeu (BCE) divulgada nesta quarta-feira (5).
Em maio, a expectativa média de aumento de preços caiu para 3,9%, em comparação com 4,1% em abril e 5% em março. Mesmo com medidas tomadas pelo BCE para controlar os preços, a expectativa ainda está acima da meta de 2% estabelecida pelo banco central.
“A incerteza sobre as expectativas de inflação 12 meses à frente caiu para o nível mais baixo desde março de 2022 (após o início da guerra da Rússia na Ucrânia), embora tenha permanecido acima dos níveis observados anteriormente”, diz o relatório.
Desde o ano passado, o BCE aumentou suas principais taxas de juros em 4 pontos percentuais (pp) para combater a inflação na região. Os analistas esperam que eles façam outro aumento, de 0,25 pp, em sua próxima reunião no final de julho.
Em junho, a inflação anual na zona do euro foi de 5,5%, entretanto o BCE diz estar especialmente alerta ao núcleo do Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mostra uma desaceleração mais lenta do que o índice geral.