São Paulo – O total de energia vendida pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), composto pelas vendas da Copel Distribuição, da Copel Geração e Transmissão, dos Complexos Eólicos e da Copel Comercialização em todos os mercados, atingiu 14.268 gigawatts-hora (GWh) no quarto trimestre de 2020, 13,7% maior que o visto no mesmo período do ano anterior.
A venda de energia no mercado fio da estatal elétrica paranaense, formado por todos os mercados de distribuição, teve elevação de 3,3% no período, para 8.109 GWh no período. Segundo a companhia, o resultado é em decorrência do crescimento de 11,1% no consumo do mercado livre, influenciado pelo bom desempenho da produção industrial no Paraná, e compensada, em parte, pelo queda no consumo cativo.
No quarto trimestre, o mercado cativo registrou redução de 0,7% e somou 5.002 GWh, impactado pela retração do consumo nas classes industriais e comercial. A classe residencial cresceu 9,8% no período e alcançou 2.117 GWh, reflexo principalmente do aumento do consumo médio mensal para 179 kWh/mês, uma variação de 6,5% em comparação com o quarto trimestre de 2019, influenciado, principalmente pelas medidas de isolamento social para conter a pandemia de covid-19.
O mercado livre da Copel, por sua vez, totalizou 2.787 no período, alta de 11,1%.