São Paulo – O líder norte-coreano Kim Jong Un assinou um decreto para ratificar o tratado de parceria estratégica abrangente entre Pyongyang e Moscou, informou a mídia estatal do país Voice of Korea.
O decreto foi assinado nesta segunda-feira em Pyongyang, e o tratado entrará em vigor a partir do dia em que os dois países trocarem os documentos de ratificação, sem data de expiração, de acordo com a agência de notícias.
O presidente russo Vladimir Putin também sancionou o tratado, que estipula que os dois países devem “imediatamente fornecer assistência militar e de outras formas, utilizando todos os meios disponíveis” caso qualquer uma das partes se encontre em estado de guerra.
De acordo com o Artigo 4 do acordo, caso uma das partes seja alvo de agressão armada por qualquer estado ou grupo de estados e se encontre em estado de conflito, a outra parte deverá imediatamente fornecer assistência militar e de outras formas, com todos os meios disponíveis, em conformidade com o Artigo 51 da Carta da ONU e de acordo com as leis da Rússia e da Coreia do Norte.