Crescimento médio da demanda por petróleo deve cair para 2 milhões de bpd, segundo AIE

1002

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou hoje (15) seu relatório mensal de petróleo, no qual traz uma previsão de queda no consumo da commodity para 2 milhões de barris por dia (bpd) em 2023 – em 2022, o consumo foi de 2,3 milhões de bpd.

Ainda assim, a demanda mundial anual deve bater recorde. “A demanda global de petróleo atinja um recorde de 102 milhões de bpd. A recuperação do tráfego aéreo e a liberação da demanda chinesa reprimida dominam a recuperação”, informa o relatório.

Do lado da oferta, houve um aumento de 830 mil bpd, para 101,5 milhões de bpd, “com os Estados Unidos e o Canadá se recuperando fortemente das tempestades de inverno e outrasinterrupções”.

Para contribuir com o aumento na produção, os países que não fazem parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) devem incrementar sua produção em 1,6 milhão de bpd.

Houve também uma baixa na capacidade das refinarias de processar petróleo, para 81,1 milhões de bpd. Ainda assim, a AIE acredita que a capacidade de refino deve crescer para 82,3 milhões de bpd em 2023.

Os embarques do petróleo russo caíram 500 mil bpd, para 7,5 milhões de bpd, devido às sanções impostas pela União Europeia. Já os estoques globais de petróleo subiram 52,9 milhões de barris, e atualmente estão em 2,85 bilhões de barris.