Crise hídrica não deve afetar crédito e volume faturado da Sabesp, diz Fitch

561

São Paulo- A agência de classificação de risco Fitch Ratings disse que a atual crise hídrica do Brasil não afetará a nota de crédito da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que é avaliada em ‘BB’ com perspectiva negativa, e de outras empresas de saneamento básico, ao menos a curto prazo, pois estima que não haverá impacto relevante no volume total faturado destas companhias em 2021 e 2022.
A avaliação assume um nível de chuvas, nos próximos meses, em linha com a média histórica. O desempenho das empresas sustenta as classificações das companhias analisadas, segundo as projeções do cenário-base da Fitch.
As condições atuais de captação e reservação são mais desafiadoras para a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e para a Sabesp, com os níveis dos reservatórios em 50% na região metropolitana de Curitiba e 34% e São Paulo – principais regiões de atuação das companhias – em setembro.
No caso da Sabesp, a agência aponta que os riscos de restrição no abastecimento devem ser mitigados por um cenário de pluviometria, nos próximos meses, em linha com a média histórica, e que uma redução de ebitda seria aceitável para a classificação atual da empresa, caso volte a ocorrer, considerando a expectativa de que a empresa retomará gradualmente, nos próximos anos, o desempenho registrado historicamente.