CVC tem prejuízo de R$ 145,8 milhões no 4° trimestre de 2021

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São Paulo – A CVC registrou prejuízo líquido de R$ 145,8 milhões no quarto trimestre de 2021, Em 2020, no mesmo período, a companhia teve lucro de R$ 392,5 milhões. Os dados foram divulgados na noite de ontem.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi negativo em R$ 35,4 milhões, contra resultado negativo de R$ 109,9 milhões no último trimestre de 2020. Já o Ebitda ajustado somou R$ 8,9 milhões, ante resultado negativo de R$ 112,6 milhões de um ano antes.
A receita líquida no quarto trimestre de 2021 cresceu 92,9%, chegando a R$ 314 milhões, reflexo, principalmente, do maior tíquete médio em viagens domésticas, e incremento na demanda por viagens internacionais.
Para a CVC, o turismo doméstico de Brasil e Argentina devem permanecer aquecidos, ao passo que viagens internacionais devem apresentar crescimento no transcurso do ano, sendo que ainda é prematuro tentar inferir se haverá impactos relevantes da guerra na Ucrânia no ambiente de negócios.
As Reservas Confirmadas da CVC Corp apresentaram crescimento de 63,9% em comparação ao quarto trimestre de 2020, apesar da desaceleração na segunda quinzena de dezembro devido ao avanço da variante Ômicron. Em comparação ao ano de 2020, o crescimento foi de 40,7%,
A companhia encerrou o ano com dívida líquida de R$ 322,9 milhões, menor patamar dos últimos 2 anos. O valor é consequência do aumento de capital com entrada de caixa de R$ 806,6 milhões em 2021, para amortização de dívida e reforço de capital de giro.
No relatório, a companhia destacou que a retomada do setor deverá seguir impulsionada pela grande demanda reprimida. O índice de atividades turísticas, divulgado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, mostrou em dezembro crescimento pelo 8 mês consecutivo, acumulando 21,1% no ano de 2021, “o que é refletido na operação da CVC no Brasil, que em 2021 embarcou 7,7 milhões de passageiros, 30% a mais que em 2020”.
Os investimentos realizados em 2021 totalizaram R$ 133,6 milhões, os maiores já realizados pela companhia em um único ano, sendo 15,6% superior a 2020 e praticamente o dobro da média anual registrada entre os anos de 2016 e 2019 (que foi R$ 71,5 milhões/ano). O montante investido foi direcionado, essencialmente, a projetos voltados à Tecnologia da Informação e Segurança da Informação, além de Projetos Estratégicos focados na transformação digital.