São Paulo – As ações das petrolíferas sobem com o petróleo subindo mais de 5% e figuram entre as maiores altas do dia de hoje, junto com as de mineração. Às 17h54 (horário de Brasília) as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), que têm forte peso no Ibovespa, subiam 3,29% e 2,08%, respectivamente, a 3R Petroleum (RRRP3) tem forte alta, de 13,42%, assim como a da Petro Rio, que avançava 9,45%.
A Ativa Investimentos mostrou visão altista para o barril de petróleo após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciar nova adição de 400 mil barris por dia a partir de abril, por causa da demanda tracionada, estoques descendentes nos principais mercados, dificuldades dos membros da Opep em atender a sua parcela nos aumentos promovidos pelo bloco, bem como dificuldades do mesmo em promover um crescimento na oferta de forma mais célere de forma consensual.
A Ativa está ainda, observando como ficará a posição da Arábia Saudita em meio à escalada da beligerância no conflito entre Rússia e Ucrânia. “Acreditamos que, em se mantendo o nível das tensões atuais, o país e seus aliados terão maiores dificuldades em lidar com os interesses conflitantes entre norte-americanos, que pedem por um pace mais rápido no crescimento da oferta para fazer frente ao aumento global de preços da commodity e a posição da Rússia, mais isolada, porém ainda influente no bloco e contrária à promoção de uma velocidade mais rápida no aumento da oferta”, disseram os analistas da Ativa.
“Um possível avanço das deliberações entre o Ocidente e o Irã ganham maior relevância diante da assimetria entre oferta e demanda no momento, com a diminuição das sanções resultando num incremento quase que imediato da oferta global de petróleo”.