São Paulo – A demanda de energia prevista até o fim do ano deverá ser atendida de acordo com estudos prospectivos, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que destacou ainda a importância de se construir usinas hidrelétricas com reservatórios de água para enfrentar período de escassez hídrica como o atual.
“Estamos terminando setembro sem nenhum déficit de energia elétrica e estudos prospectivos mostram que vamos atender a demanda até o fim do ano. Se tivéssemos mais condições de armazenamento de água poderíamos enfrentar o período de forma ainda melhor”, disse o ministro durante a abertura do II Workshop Inventários Hidrelétricos Participativos promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Albuquerque afirmou o Brasil é referência mundial no uso de hidrelétricas na matriz energética e que isso está sendo fundamental para o País, já que elas permitem não só a geração de energia, mas também o armazenamento de água, importante principalmente agora que está ocorrendo a maior seca dos últimos 91 anos.
O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, por sua vez, ressaltou que nos últimos anos, muitas hidrelétricas foram construídas sem reservatórios, o que foi trazido à tona diante da atual crise hídrica.
“Temos o caso bem simbólico que é Belo Monte, que está funcionando com um terço da capacidade em momento em que a energia está fazendo falta, e energia a baixo custo”, afirmou também durante o evento.