A demanda mundial de petróleo continuará forte até 2045, atingindo 116 milhões de barris por dia (BPD), segundo o relatório anual da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) World Oil Report, divulgado hoje (9). A previsão é 6 milhões de bpd maior que a feita na edição de 2022 do documento.
Segundo o documento, para que isto seja alcançado, as necessidades de investimento no setor petrolífero até 2045 totalizam US$ 14 trilhões, ou cerca de US$ 610 bilhões em média por ano. “É vital que estes sejam feitos; é benéfico para ambos os produtores e consumidores”, diz um trecho do relatório.
A Opep chama de “equivocados” os apelos para reduzir os investimentos em novas formas de exploração de petróleo. “A história está repleta de numerosos exemplos de turbulência que deveriam servir de alerta para o que ocorre quando os decisores políticos não reconhecem as complexidades interligadas da energia”.
“Embora o mundo necessite de mais energia, paralelamente há também a necessidade de reduzir continuamente as emissões, subscrevendo as melhores práticas globais e as melhores tecnologias de ponta, para, por exemplo, a utilização e armazenamento de captura de carbono, captura direta de ar, tecnologias de hidrogênio limpo, a economia circular do carbono e outros”.