O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no programa Conversa com o presidente, falou sobre como foi a reunião ministerial no dia 15 de junho, que durou quase dez horas.
“Ouvi todos os ministros e os presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal e da Petrobras. Demos uma harmonizada na equipe do governo”, afirmou.
O programa, que é transmitido às terças-feiras, foi ao ar excepcionalmente hoje, já que Lula viaja no final do dia para Roma.
Ele reforçou a importância da conversa com os ministros, que um saiba o que o outro está fazendo, e “sem dar importância para futrica”.
Lula falou bastante sobre o meio ambiente, a viagem dele para Belém de preparação para a COP 30 (que acontecerá em 2025), de uma reunião que deve acontecer com os líderes dos países que compõem a Amazônia Legal e da cobrança que quer fazer dos países ricos que prometeram financiar o combate ao desmatamento.
“Os países ricos precisam pagar o que prometeram. Precisamos de dinheiro para poder desenvolver os países que ainda têm floresta a ser preservada”.
Lula viaja hoje (19) à noite para Roma, onde vai se encontrar com o papa Francisco. “Ele está muito interessado em acabar com a guerra na Ucrânia, e quero falar também com ele sobre a questão da desigualdade. Não é explicável que haja fome em um mundo que produz mais comida do que consome”.
Na programação da viagem, Lula vai se encontrar com o presidente da Itália, Sergio Matarella, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e tentará marcar uma reunião com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Sua próxima parada na Europa é na França, onde se encontrará com o presidente francês, Emmanuel Macron. Lula afirmou que perguntará a ele por que o parlamento da França votou uma resolução contra a aprovação do acordo da União Europeia com o Mercosul.
“A União Europeia não pode tentar ameaçar o Mercosul por isso ou aquilo [falando de risco de consumo de produtos que venham de áreas de desmatamento, o que o bloco europeu proíbe]. Se somos parceiros estratégicos, não temos que fazer ameaças”.
Lula fará um discurso no evento Power our Planet, que acontecerá na Torre Eiffel, em Paris, a convite do vocalista da banda Coldplay, Chris Martin, um dos organizadores do encontro.