Desenvolvimento do país “requer paciência”, diz Bolsonaro

1177

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro disse que desenvolver o país “requer paciência” porque o “estrago” deixado por governos anteriores foi “catastrófico”.

“Pegamos o Brasil destruído e aos poucos vamos ressurgindo”, disse Bolsonaro em sua conta no Twitter. “O Brasil supera expectativas no enxugamento da máquina pública e na confiança do investidor. Criar ambiente favorável, minimizar os rombos deixados por governos anteriores e desenvolver ainda mais é a realidade, entretanto requer paciência. O estrago deixado foi catastrófico.”

Segundo dados compilados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o quadro geral da confiança no Brasil mostra sinais de melhora, mas ainda é heterogêneo.

A confiança atingiu em agosto o maior nível desde dezembro de 2014 no setor de construção, e no comércio vem crescendo há três meses seguidos, mas no setor de serviços houve queda do índice apesar da melhora no volume de trabalho.

A confiança do consumidor está se recuperando da mínima deste ano, observada em maio, mas ainda está abaixo do nível registrado em janeiro, enquanto na indústria a confiança voltou a subir em agosto após três quedas consecutivas, mas os empresários ficaram mais pessimistas em relação ao desempenho do setor nos próximos seis meses.

Na última sexta-feira, o superintendente de estatísticas públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr., disse em nota que a avaliação dos empresários sobre as atuais condições da economia está melhorando “e sinaliza sustentação da economia em terreno positivo neste terceiro trimestre”, mas que “as empresas ainda manifestam dúvidas quanto à continuidade, nos próximos meses, da fase de aceleração do nível de atividade econômica.”

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a economia brasileira voltou a crescer no segundo trimestre após a derrapada observada nos primeiros três meses deste ano.

De acordo com o órgão, no segundo trimestre o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% na comparação trimestral – o dobro do previsto pelo mercado – e 1,0% em termos anuais – ante previsão de alta de 0,7%. No primeiro trimestre deste ano, a economia havia encolhido 0,1% em base trimestral e crescido 0,5% em termos anuais.

FRAUDES NO INSS

O presidente Jair Bolsonaro também comentou que o Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou o equivalente a R$ 2,25 bilhões em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depois da promulgação da Medida Provisória (MP) 871, em janeiro deste ano.

“A aplicação gradual para quem realmente precisa vem junto, como o 13o para o Bolsa-família, somente com combate destas irregularidades”, disse ele, referindo-se a uma de suas promessas de campanha. A media já havia sido anunciada no início deste ano.