São Paulo – Um levantamento exclusivo realizado pelo TradeMap, hub de investimentos, listou as ações mais descontadas do Ibovespa em setembro. O estudo traz a relação de companhias que têm negociado ações abaixo de seu valor patrimonial. No total, são 18 empresas com múltiplo P/VPA abaixo de 1.
As empresas com menor múltiplo com P/VPA do Ibovespa são: Gerdau Metalúrgica, Marfrig, Pão de Açucar, Cogna, Usiminas, brMalls, Embraer, Banco do Brasil, CSN, Gerdau, MRV, Copel, Cyrella, IRB, Natura, Via, Eztec e Eletrobras.
O indicador P/VPA traz a relação entre o preço da ação de uma empresa (P) e seu valor patrimonial por ação (VPA). Em outras palavras, o múltiplo indica o quanto os investidores estão pagando pelo patrimônio líquido dessas companhias. Quando o resultado é próximo de 1, há indicação de que a ação está sendo negociada em equivalência a seu valor patrimonial. Se menor, em geral, ela está descontada, mais barata. Quando acima de 1, há indícios de uma sobrevalorização.
Para uma análise mais precisa, o TradeMap trouxe ainda variações das ações acumuladas nos últimos 12 meses, em 2022 e em setembro deste ano, além de outro indicador como referência, o P/L. Construída a partir da divisão do preço da ação (P) por seu lucro líquido por ação (LPA) nos últimos 12 meses, a métrica mostra, em teoria, quanto o investidor demoraria (em anos) para receber o preço da ação em forma de lucro. Os cálculos tomaram como base o valor de mercado dessas companhias em 9 de setembro.
Para Jader Lazarini, analista CNPI do TradeMap, o cruzamento dos dados converge para um cenário que aponta para o entendimento de que, de fato, essas companhias estão baratas, mas é preciso cautela. “Sem dúvida alguma, esses indicadores são referências importantes para auxiliar o investidor em uma análise. Porém, assim como qualquer outro múltiplo, não há como tomarmos uma decisão utilizando esses indicadores de forma isolada. É preciso avaliar caso a caso, buscar médias históricas e comparar com os valores de outras empresas do setor”, pontua.