São Paulo – A União Europeia (UE) e o Reino Unido trabalham duro para alcançar um acordo comercial pós-Brexit, mas divergências fundamentais permanecem, de acordo com o negociador-chefe do bloco europeu para o Brexit, Michel Barnier.
“Após discussões técnicas neste fim de semana, as negociações continuam online hoje com David Frost e nossas equipes. O tempo é curto. As divergências fundamentais ainda persistem, mas continuamos a trabalhar arduamente por um acordo”, disse Barnier, em mensagem no Twitter.
O Reino Unido deixou a UE em janeiro deste ano, mas permanece sob os termos comerciais atuais do bloco até o final do período de transição, em 31 de dezembro, enquanto os dois lados negociam um novo arranjo. As cotas de pesca, igualdade de condições e questões de governança estão entre os principais impasses nas conversas.
No final de outubro, a delegação britânica concordou em retomar as negociações com Bruxelas, depois de se opor a conversas a menos que houvesse uma mudança fundamental na posição da UE.
Sem um acordo comercial, as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) entrarão em vigor, incluindo a cobrança de tarifas alfandegárias e a realização de controles completos de fronteira para mercadorias do Reino Unido que entram na UE.