Dona da Coteminas assina memorando de entendimento com a Shein

916

São Paulo – A Springs Global informou, em 20 de abril, que sua controladora Companhia de Tecidos Norte de Minas (CTNM) – empresa do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes – assinou um memorando de entendimentos com a Shein, empresa sediada em Singapura, para o estabelecimento de parceria, envolvendo o esforço conjunto para que dois mil de seus clientes confeccionistas passem a ser fornecedores da Shein para atendimento do mercado doméstico e da América Latina, além do financiamento para capital de trabalho e contrato de exportação de produtos para o lar.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o Ministério da Fazenda anunciou a adesão da plataforma de compras Shein ao plano de conformidade da Receita Federal para a taxação do comércio eletrônico internacional, após reunião do ministro Fernando Haddad com representantes da empresa. Estão dispostos a fazer aquilo que for necessário para normalizar as relações com o Ministério da Fazenda, afirmou. Segundo o ministro, os executivos da plataforma também relataram a intenção de nacionalizar 85% das vendas dentro de quatro anos. Os produtos serão feitos no Brasil, detalhou o ministro.

Na ocasião, a Shein informou que planeja investir R$ 750 milhões nos próximos anos no Brasil, com o objetivo de estabelecer uma ampla rede de fabricantes no setor têxtil do país, com o estabelecimento de parcerias com cerca de 2 mil fabricantes brasileiros, criando aproximadamente 100 mil empregos ao longo dos próximos três anos, e com o lançamento de um marketplace para produtos e vendedores locais. Com essa estratégia, a companhia espera que cerca de 85% das vendas no Brasil até o final de 2026 sejam realizadas por meio de fabricantes e vendedores locais.

A Springs é líder no mercado de cama, mesa e banho, com operações no Brasil e na Argentina, e subsidiárias nos Estados Unidos. A partir de 2009, a Springs passou a atuar diretamente no varejo monomarcas de cama, mesa e banho no Brasil, através da aquisição da rede de lojas MMartan. Em 2011, iniciou-se o desenvolvimento da rede de lojas Artex. Atualmente, as atividades de varejo monomarca da Springs estão concentradas na empresa AMMO Varejo.