São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que a economia de seu país está “no caminho certo”, apesar dos números do Produto Interno Bruno (PIB) para o segundo trimestre mostrarem que ela encolheu segunda vez consecutiva – o que para muitos analistas configura uma recessão.
“Não é surpreendente que a economia esteja desacelerando à medida que o Federal Reserve age para reduzir a inflação”, disse Biden num comunicado, acrescentando que os Estados Unidos estavam “no caminho certo”.
As observações de Biden vieram depois da divulgação do PIB para o segundo trimestre, que ao registrar nova queda elevou o risco de uma recessão na maior economia do mundo. O PIB dos Estados Unidos encolheu 0,9% entre abril e junho, tendo já caído 1,6% no primeiro trimestre deste ano.
Economistas geralmente definem uma recessão técnica como dois trimestres consecutivos de crescimento negativo do PIB.
No entanto, o governo Biden – que em breve enfrenta eleições importantes de meio de mandato – diz que a economia não está em recessão, já que outros indicadores econômicos importantes, como o emprego, permanecem fortes.