Economia vai continuar crescendo em 2025, surpreendendo os analistas, garante Lula

148

Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em entrevista à Rádio Clube do Pará, que o Brasil vai continuar surpreendendo os analistas e continuar crescendo em 2025. Lula afirmou que o país cresceu 3,2% em 2023 e 3,7% em 2024. “Os analistas estão surpresos com o crescimento do país e continuaremos surpreendendo”, afirmou.

 

O presidente disse que o mercado se preocupa muito com a macroeconomia. “Eu penso na microeconomia. O que vale para mim em economia é a quantidade de dinheiro que circula com a população. Não há mágica na economia, temos que fazer o óbvio. Não quero inventar”.

 

“Eu tenho que cuidar de todos, do banqueiro ao bancário. Mas tenho que ter um olhar mais carinhoso para as pessoas mais vulneráveis”, disse o presidente. Lula afirmou que quer resolver o déficit habitacional do país e projeta a construção de 2,5 milhões de casas atá o final de 2026.

 

O presidente anunciou ainda o investimento de US$ 5 bilhões em Belém, visando a realização da COP 30. Lula disse que o objetivo é reivindidar dinheiro dos países ricos para preservar a Amazônia. Reiterou ainda que o Brasil tem capacidade de produzir mais alimento para consumo interno e exportação, sem dano ambiental.

 

Sobre a relação do governo com o Congresso, Lula lembrou que conseguiu ver aprovado tudo o que precisava nas duas casas, mesmo sem ter a maioria de apoio. Agradeceu ao apoio dos ex-presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, e que acredita que terá o mesmo suporte dos seus substitutos, Davi Alcolumbre e Hugo Motta. “Quanto botamos a pauta do povo em debate, o Congresso sempre vai apoiar”.

 

Lula disse que ainda é muito cedo para pensar em reeleição em 2026. “Se serei candidato ou não, isso vai depender de uma ampla discussão com partidos e com a sociedade. Se eu estiver legal e achar que posso ser candidato, serei. Mas essa não é minha prioridade nesse momento”.

 

“Arrumamos a casa nestes dois anos e agora temos que fazer as entregas. 2025 vai ser o meu ano. Quero desmascarar a quantidade de mentiras que estão sendo disseminadas nas redes sociais”, completou Lula.

 

Dylan Della Pasqua / Safras News

 

Copyright 2025 – Grupo CMA