Ecorodovias inicia operação de parte da concessão do Lote Noroeste, no interior paulista

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São Paulo – A EcoRodovias informou que sua controlada direta EcoNoroeste assumiu a operação e a gestão do trecho anteriormente operado pela concessionária AB Triângulo do Sol (442,2 km + trecho adicional de 0,6 km) a partir da zero hora de 1 de maio e, como consequência, iniciou a cobrança de pedágio nas praças deste trecho, cuja receita de pedágio representa aproximadamente 80% da receita de pedágio total prevista da concessionária.

O início da cobrança de pedágio no trecho atualmente operado pela TEBE (158,2 km) está previsto para março de 2025, cuja representatividade da receita total é de cerca de 20%.

“Ao longo dos 30 anos de concessão, a EcoNoroeste gerará impactos positivos para o interior do Estado de São Paulo, com destaque para a implementação do Programa Carbono Zero, melhoria da fluidez do tráfego com a conversão de todas as praças de pedágio para o sistema automático livre, implantação de um programa de segurança viária e a geração de empregos”, comentou a empresa, no comunicado.

A EcoRodovias afirma que, com a inclusão dessa concessão no seu portfólio de ativos, agora conta com 11 ativos de concessão rodoviária, totalizando mais de 4.700 km concedidos, consolidando-se como a maior Companhia de gestão de ativos rodoviários do Brasil em extensão.

Os trechos rodoviários, denominados Lote Noroeste, no interior do estado de São Paulo, até então operados pelas concessionárias AB Triângulo do Sol, TEBE e trecho adicional de 0,6 km, totalizam 601 km de extensão e foram arrematados pela EcoRodovias, em leilão realizado em 15 de setembro pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), A companhia fez a maior oferta do valor de outorga fixa de R$1,236 bilhão.

O Lote Noroeste é composto por cinco trechos de rodovias no interior de São Paulo nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos, incluindo a SP 310 (Rod. Washington Luís), importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários e fertilizantes. Adicionalmente, os demais trechos caracterizam-se pelo transporte de combustíveis, máquinas e equipamentos e materiais de construção.

A concessão prevê obras de expansão incluem 123 km de duplicações, 147 km de faixas adicionais, 26 km de vias marginais, 75 km de ciclovias e 42 passarelas.