EIA reduz previsão de aumento de demanda de petróleo em 2025 e o preço do Brent

114
Campo de exploração de petróleo | Foto: Jan Zakelj/Pexels

A administração de informações de energia do governo dos Estados Unidos publicou hoje seu relatório mensal de petróleo (STEO, da sigla em inglês), no qual reduziu a previsão de aumento de demanda da commodity em 2025, bem como o preço do barril tipo Brent. A expectativa é que o consumo global de combustíveis líquidos aumente em 900 mil barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,3 milhão de bpd em 2025. “A previsão para 2024 foi reduzida em relação ao mês anterior devido a revisões para baixo da demanda na China, enquanto a projeção para 2025 também foi ajustada, principalmente por conta das revisões na demanda nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, diz um trecho do documento.

A redução da previsão de consumo de combustíveis líquidos da China em 2024 se deve à queda contínua nas importações de petróleo bruto e nas operações de refino no terceiro trimestre de 2024. Embora o governo chinês tenha anunciado recentemente medidas de estímulo monetário que podem impulsionar o crescimento econômico e o consumo de petróleo em 2025, a taxa de crescimento prevista para 2025 foi mantida praticamente inalterada, com um aumento estimado de aproximadamente 100 mil bpd em 2024 e 300 mil bpd em 2025.

Por outro lado, a previsão de consumo total de petróleo da OCDE foi reduzida em 200 mil bpd para 2025, devido a expectativas mais fracas para a produção industrial e o crescimento da manufatura nos Estados Unidos e no Canadá.

“A maior parte do crescimento esperado na demanda global por combustíveis líquidos deve vir de países não pertencentes à OCDE, com um aumento projetado de 1 milhão de bpd em 2024 e 1,2 milhão de bpd em 2025. Em contraste, o consumo nos países da OCDE deverá cair em 100 mil bpd em 2024 antes de aumentar uma quantidade semelhante em 2025”, continua.

A EIA também reduziu a previsão para o preço à vista do petróleo Brent até o final do próximo ano. Nas perspectivas deste mês, o preço do Brent deve ter uma média de US$ 78 por barril em 2025, o que representa uma queda de US$ 7 por barril em relação à previsão do mês anterior. “Em nossa previsão, a queda nos preços do petróleo bruto reflete, em grande parte, uma redução no crescimento da demanda global por petróleo em 2025. Embora tenhamos reduzido nossa previsão de preços do petróleo bruto, os preços aumentaram nos últimos dias devido ao aumento do conflito no Oriente Médio, levantando a possibilidade de interrupções no fornecimento de petróleo e novos aumentos nos preços do petróleo bruto”.