São Paulo, SP – A Eletrobras informou na sexta-feira (15) que captou em sua quarta emissão, em duas séries, R$ 7 bilhões com debêntures. Os recursos líquidos captados pela companhia por meio da emissão das debêntures da primeira série serão utilizados, exclusivamente, para reembolso de gastos, despesas ou dívidas relacionadas à implantação de projetos de investimento referentes aos pagamentos de bonificações pelas outorgas de determinadas usinas hidrelétricas, de titularidade, da Chesf ou da Eletronorte. Os da segunda série serão utilizados para a gestão ordinária dos negócios da companhia.
As debêntures da primeira série terão prazo de vencimento de oito anos e incidirão juros remuneratórios prefixados, a serem definidos de acordo com o procedimento de bookbuilding, equivalente ao maior entre o percentual correspondente à taxa interna de retorno do Tesouro IPCA+ com juros semestrais (denominação atual da antiga Nota do Tesouro Nacional, série B, NTN B), com vencimento em 2030 (NTN-B 2030), baseada na cotação indicativa divulgada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a ser apurada no dia útil imediatamente anterior à data de realização do bookbuilding, acrescida exponencialmente de um spread equivalente a 1,30% ao ano.
As debêntures da segunda série terão prazo de vencimento de cinco anos e juros remuneratórios correspondentes a 100% da variação acumulada da Taxa DI Depósitos Interfinanceiros, acrescida de sobretaxa, a ser definida, limitado a 2,15% ao ano.
“Mesmo com excesso de demanda, foi observado o direcionamento da oferta, portanto todos os pedidos de reserva realizados por Investidores não institucionais que indicaram taxa igual ou inferior à taxa definida no procedimento de bookbuilding foram alocados, pelos coordenadores, independentemente de quando foi recebido o pedido de reserva, sendo desconsideradas quaisquer frações de debêntures”, explicou o comunicado da companhia.
O pagamento efetivo da remuneração das debêntures será feito em parcelas semestrais e consecutivas, sempre no dia 15 dos meses de março e setembro, sendo o primeiro pagamento em 15 de março de 2024 e o último nas respectivas datas de vencimento de cada uma das séries.