Eletrobras propõe incorporação de Furnas

383

São Paulo, SP – A Eletrobras informou no sábado (25) que seu conselho de aprovou a convocação de Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada em 29 de dezembro de 2023 (AGE), que deliberará sobre a incorporação de sua subsidiária integral Furnas. Considerando que Furnas é subsidiária integral da companhia, a incorporação não acarretará aumento de capital, nem a emissão de novas ações pela Eletrobras e nem direito de recesso.

Caso a incorporação seja aprovada na AGE, sua implementação está condicionada à conclusão de algumas condições precedentes. Após a verificação das mesmas, a incorporação ocorrerá na data a ser definida pelo Conselho de Administração da Eletrobras.

Segundo o comunicado, com a incorporação, a companhia absorverá todos os seus bens, direitos, contingências e obrigações de Furnas, e representará um passo essencial à reorganização societária da Eletrobras conforme previsto no Plano Estratégico.

A nota destaca ainda que a incorporação apresenta oportunidades de redução responsável de custos para o grupo Eletrobras decorrentes especialmente da supressão das redundâncias e ineficiências, bem como da gestão mais eficiente de recursos e pessoas, visando sempre aos mais altos padrões de qualidade na manutenção e aprimoramento contínuo das práticas de segurança (pessoas, meio ambiente e ativos) e na execução das atividades constantes do objeto social da companhia.

Por outro lado, a companhia apontou alguns fatores de risco, entre eles, falhas, obstáculos ou atrasos na captura das sinergias esperadas e/ou na implementação de processos e sistemas que permitam a plena absorção dos processos de Furnas, impedindo ou atrapalhando a integração; e dificuldades ou obrigações de natureza operacional, comercial, financeira, contratual e tecnológica durante o processo de consolidação de atividades, levando a perdas ou custos não previstos.