Em discurso no Parlamento britânico, Rei Charles III anuncia planos do novo governo

315

São Paulo – O Rei Charles III anunciou nesta quarta-feira, em um discurso no Parlamento britânico, a agenda do novo governo do Reino Unido, liderado pelo trabalhista Keir Starmer como primeiro-ministro.

Diante de lordes e legisladores, Charles destacou que o foco do novo governo, de centro-esquerda, será conter a alta do custo de vida no Reino Unido e combater a escassez aguda de moradias. O rei apresentou as leis que a nova administração priorizará após a ampla vitória do Partido Trabalhista, de centro-esquerda, nas eleições realizadas neste mês.

O pacote de mais de 35 projetos de lei anunciado inclui medidas para retomar o crescimento econômico, reformar as leis de planejamento urbano para facilitar a construção de casas, acelerar grandes projetos de infraestrutura, melhorar os transportes e criar empregos.

“O programa legislativo do meu governo será orientado por missões e baseado nos princípios de segurança, justiça e oportunidades para todos”, declarou o monarca.

“Desbloquearemos o crescimento e eliminaremos os entraves do Reino Unido, virando definitivamente a página da irresponsabilidade econômica e da incapacidade de enfrentar o futuro que vimos sob o governo conservador.”

Na introdução da legislação proposta, Keir Starmer afirmou que “a era da política como performance e do interesse próprio acima do serviço acabou”.

No entanto, ele alertou aqueles que esperam uma rápida solução dos problemas do Reino Unido. “A reconstrução do nosso país não acontecerá da noite para o dia. Os desafios que enfrentamos exigem um trabalho determinado e paciente, além de soluções sérias”, pontuou.