São Paulo – A Embraer anunciou que iniciou testes com a JetBlue, a sétima maior companhia aérea na América do Norte, com sede em Nova York, por meio da Beacon, plataforma de coordenação de manutenção de sua subsidiária EmbraerX para conectar recursos e profissionais para acelerar o retorno de aeronaves às operações.A integração começará com as bases selecionadas da JetBlue em Nova York e Boston e expandirá gradualmente para outros aeroportos e rotas.
A fabricante está participando do Farnborough Airshow, evento do setor aéreo internacional que acontece até 22 de julho, no Aeroporto de Farnborough, em Hampshire, Inglaterra.
Estamos entusiasmados pela parceria com a JetBlue e por expandir a atuação do Beacon na América do Norte, aumentando o número de usuários da plataforma e medindo resultados para compartilhar o sucesso com outras operadoras. O objetivo é manter os passageiros sempre voando, disse Marco Cesarino, Head do Beacon.
Alvaro Espinoza, Diretor de Manutenção da JetBlue disse há muito tempo esperamos por uma solução que acelere o retorno das aeronaves à operação, auxiliando nossa força de trabalho a ser ainda mais coordenada e reduzindo a complexidade das atividades com as quais costumam lidar, à medida em que aprimoramos a gestão do conhecimento sobre a operação.
Colaboração com Collins
A Embraer e a Collins Aerospace estão colaborando no desenvolvimento e teste de uma tecnologia inovadora de aquecimento eletrotérmico baseada em nanotubos de carbono (CNT, na sigla em inglês) para sistemas de proteção contra gelo. O objetivo é obter resultados para aplicação em aeronaves mais eficientes e sustentáveis. O projeto atingiu recentemente um importante marco ao iniciar uma campanha de testes de voo na unidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
A nova solução de sistema CNT foi instalada com sucesso no estabilizador vertical de um protótipo do Phenom 300E e testado em voo neste que é o jato leve mais vendido do mundo por 10 anos consecutivos. Após serem integrados na aeronave de testes, o aquecedor CNT e o controlador anti-gelo da Collins passaram por cerca de 10 horas de testes em solo e voo em ar seco. O primeiro voo em dezembro de 2021 foi executado com sucesso, demonstrando a integração perfeita do sistema de proteção que usa a tecnologia de aquecimento CNT.
Fokker Service
A Embraer e a Fokker Services anunciaram hoje, no Farnborough Airshow, a intenção de aprofundar a colaboração entre as empresas em diversos projetos, principalmente relacionados às áreas de serviços e suporte. As duas empresas estão analisando tópicos de suporte pós-venda, como modificações e customização de aeronaves, suporte a programas, logística, serviços de reparo e muitas outras oportunidades de suporte.
Outras oportunidades de Defesa estão em discussão, como a conversão e acabamento de aeronaves de missão e transporte especial. No mercado de aviação Comercial, o suporte de engenharia e logística serão os principais elementos a serem explorados, além do desenvolvimento de aeronaves movidas a hidrogênio.
Esses desenvolvimentos estão relacionados ao Memorando de Entendimento (MoU) assinado em outubro de 2021 entre as empresas, que também inclui a Fokker Techniek. Isso abriu oportunidades para explorar uma ampla gama de atividades para os mercados de Defesa, incluindo a colaboração para a aeronave multimissão C-390, Aviação Comercial e Serviços e Suporte. Desde então, as empresas têm discutido diversas oportunidades utilizando seus respectivos conhecimentos e capacidades em novos projetos.