São Paulo – A Embraer anunciou hoje, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, a assinatura de um memorando de entendimento com as empresas aeroespaciais do país, em evento que contou com a presença do Primeiro-Ministro da Portugal, António Costa. O objetivo do acordo, assinado com as empresas Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A., é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal.
É uma enorme satisfação celebrar uma nova etapa no relacionamento entre a Embraer e o Estado Português, por meio da indústria de Defesa de Portugal, para nós uma referência na cooperação em projetos aeroespaciais e de defesa. Os resultados da parceria estratégica do KC-390 Millennium tem mostrado o potencial que governos e empresas dos dois países, trabalhando juntos, podem alcançar, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
Segundo a Embraer, o acordo também visa reforçar a capacidade de Portugal desenvolver atividades de engenharia, pesquisa e desenvolvimento. “Assim, a Embraer reforça seu compromisso estratégico de longo prazo com Portugal no desenvolvimento de seu ecossistema aeroespacial e de defesa”, disse a fabricante, em nota.
Entre os diferentes desdobramentos do memorando, destaca-se o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada para o atendimento das necessidades dos países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Estão incluídos neste contexto os processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o intuito de ampliar e aumentar as relações comerciais de longo prazo entre as empresas durante as fases de desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave A-29N. Damos hoje, com a assinatura deste memorando de entendimento, mais um passo importante no contínuo desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao A-29 Super Tucano. O interesse dos países da OTAN nesta aeronave levou a Embraer a anunciar, recentemente, o lançamento de uma nova versão, o A-29N, a qual, temos certeza, será um sucesso no mercado internacional, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.