Embraer atinge novo recorde histórico, com carteira de pedidos de US$ 26,3 bi no quarto trimestre

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São Paulo, 6 de fevereiro de 2025 – A Embraer entregou 75 aeronaves no último trimestre do ano, 27% acima dos 59 aviões entregues no trimestre anterior (3T24) e igual ao volume entregue no mesmo período de 2023 (4T23). A empresa entregou 206 aviões no ano de 2024 um crescimento de 14% em relação às 181 aeronaves de 2023. A carteira de pedidos total atingiu US$26,3 bilhões no 4T24. Esse valor é o maior volume registrado pela empresa em sua história, mais de 40% acima na comparação ano sobre ano (4T23) e 16% maior na comparação trimestre sobre trimestre (3T24). A Embraer terminou 2024 com um sólido índice de pedidos para vendas de 2,2 baseado em valores financeiros, informou a companhia, no relatório de carteiras de pedidos e entregas do quarto trimestre de 2024.

Do total de aeronaves entregues no quarto trimestre de 2024, 44 foram jatos executivos, sendo 22 leves e 22 médios, e 31 foram jatos comerciais. Em todo o ano passado, a fabricante entregou 203 aeronaves, sendo 130 jatos executivos (75 leves e 55 médios) e 79 jatos comerciais. O valor ficou dentro das estimativas da companhia para 2024, de entrega entre 125-135 jatos executivos e de um intervalo entre 70 e 73 jatos comerciais e de um total entre 195-208 aeronaves.

Por segmentos, a Aviação Comercial terminou 2024 com uma carteira de pedidos de US$10,2 bilhões (alta de 15% ano contra ano) e um sólido 1.6 índice de pedidos para vendas, porém 8% menor trimestre sobre trimestre por causa do período sazonalmente mais forte de entregas.

Na Aviação Executiva, a carteira de pedidos decolou para US$7,4 bilhões no 4T24 valor 70% maior ano sobre ano e 67% acima trimestre sobre trimestre um novo recorde histórico para a unidade de negócios favorecido por um contrato importante com a Flexjet. O contrato inclui 182 pedidos firmes para as aeronaves Phenom 300E, Praetor 500 e Praetor 600 com entregas entre 2026 e 2030, e até 30 opções para jatos Praetor.

Em Serviços & Suporte, a carteira de pedidos expandiu para US$4,6 bilhões no 4T24 uma cifra mais de 50% acima ano contra ano e mais de 30% maior trimestre sobre trimestre apoiada por novos contratos de longo prazo com a Flexjet na Aviação Executiva, e Air Serbia, LOT Polish Airlines e CommuteAir na Aviação Comercial.

Na Defesa & Segurança, a carteira de pedidos cresceu para US$4,2 bilhões no 4T24 número 67% maior ano sobre ano e 15% acima trimestre sobre trimestre com suporte de novos pedidos para o C-390 Millennium (4) e o A-29 Super Tucano (10). A divisão assinou contratos firmes no último trimestre de 2024 com a Força Aérea Tcheca e um cliente não divulgado, para 2 aeronaves C-390 Millennium cada um essas aeronaves entraram na carteira de pedidos.

Além disso, o jato de transporte militar foi selecionado pela Eslováquia (3) e Suécia (não divulgado) neste período não houve assinatura de contratos ainda, portanto essas aeronaves não foram incluídas na carteira de pedidos. A unidade de negócios também assinou um contrato firme com um cliente não divulgado para 6 aeronaves A-29 Super Tucano no último trimestre de 2024, e outro com um cliente não divulgado da África para 4 aviões adicionais. Enquanto isso, a Força Aérea Portuguesa se tornou o primeiro cliente da versão OTAN da aeronave de ataque leve (12) porém o contrato não estava ativo no final de 2024 e a Força Aérea Uruguaia exerceu as suas opções (5) no começo de 2025. Portanto, essas 17 aeronaves ainda não constam na carteira de pedidos.