O que é
É uma operação de crédito pessoal em que o pagamento da dívida é descontado diretamente do salário ou da aposentadoria de quem tomou o empréstimo.
Vantagem
A taxa de juros deste tipo de operação de crédito tende a ser menor que o de outras modalidades porque há mais previsibilidade de pagamento da dívida. Para fins de comparação, em junho de 2021 a taxa média nos consignados era de 18,7% ao ano (1,4% ao mês), enquanto a do crédito pessoal não consignado era de 82,4% ao ano (5,1% ao mês), de acordo com dados divulgados pelo Banco Central.
Desvantagem
Como a parcela do empréstimo é descontada diretamente do salário ou da aposentadoria, quem toma este tipo de empréstimo recebe menos dinheiro mensalmente. Este desconto – conhecido também como “margem consignável” – pode chegar a 40% do salário ou da aposentadoria.
Como comparar o custo
O Banco Central possui informações a respeito das taxas de juros praticadas por várias instituições financeiras para o empréstimo consignado. Você pode comparar o custo das operações para aposentados e pensionistas do INSS aqui. Para funcionários do setor privado, a tabela com as taxas de juros pode ser encontrada aqui, enquanto para funcionários do setor público o comparativo está disponível aqui.