Eneva declara comercialidade das acumulações Lago dos Rodrigues, Anebá e Silves

381

São Paulo, SP – A Eneva informou que apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Declaração de Comercialidade das descobertas: Lago dos Rodrigues nos Blocos PN-T-66, PN-T-67A e PN-T-48A na Bacia do Parnaíba; Anebá nos Blocos AM-T-84 e AMT-85 e Silves no Bloco AM-T-85 na Bacia do Amazonas. Foi solicitado à ANP que as acumulações de Lago dos Rodrigues, Anebá e Silves recebam os nomes de Gavião Vaqueiro, Tambaqui e Azulão Oeste, respectivamente.

O Campo de Gavião Vaqueiro foi o décimo segundo campo da Bacia do Parnaíba a ser declarado comercial pela Eneva. Foram adquiridos 284 Km de linhas sísmicas 2D e perfurados 3 poços dentro do Ring Fence. A estimativa de gas-in-place (VGIP) da acumulação varia em 1,5 Bm3 (P90), 2,2 Bm3 (P50) e 3,3 Bm3 (P10).

O Campo de Tambaqui foi declarado comercial após a perfuração de 4 poços dentro do Ring Fence. A estimativa total de gas-in-place (VGIP) varia em 1,6 Bm3 (P90), 3,6 Bm3 (P50) e 5,7 Bm3 (P10) e o total bruto de óleo e condensado varia em 8,8 MMBls (P90), 13,9 MMBls (P50) e 18,9 MMBls (P10). Azulão Oeste foi declarado comercial após a perfuração de 6 poços dentro do Ring Fence. A estimativa de gas-in-place (VGIP) da acumulação varia em 1,4 Bm3 (P90), 2,3 Bm3 (P50) e 6,1 Bm3 (P10).

RESERVAS E RECURSOS

A companhia também divulgou que seu Relatório Executivo de Auditoria das Reservas e Recursos Contingentes do Parnaíba, Amazonas e Solimões, Brasil, referente a 31 de dezembro de 2023, elaborado pela consultoria independente Gaffney, Cline & Associates, Inc. (GCA).

Os volumes indicados no documento estão consolidados por Bacias e divididos em: Bacia do Parnaíba, com Reservas 2P de gás natural de 37,6 Bm3, Bacia do Amazonas com Reservas 2P de gás natural de 10,0 Bm3 e a área de Juruá com Recursos Contingentes 2C de gás natural de 24,0 Bm3.

Considerando as produções acumuladas no ano de 2023, as reservas foram consolidadas para a Bacias do Parnaíba abrangendo: Gavião Real (GVR), Gavião Azul (GVA), Gavião Branco (GVB) e Gavião Branco Sudeste (GBSE)1, Gavião Branco Norte (GVBN), Gavião Caboclo (GVC), Gavião Vermelho (GVV), Gavião Preto (GVP), Gavião Tesoura (GVTE), Gavião Carijó (GVCA), Gavião Belo (GVBL), Gavião Mateiro (GVM), Gavião Vaqueiro (GVQ) e PAD Colinas (COL) e para a Bacia do Amazonas abrangendo: Azulão (AZU)2 e Tambaqui (TBQ).

Os recursos contingentes deste relatório que estão localizados na Bacia do Solimões, consideram a Área de Juruá (JR). Segundo os critérios do Petroleum Resources Management System (PMRS), a GCA certificou as reservas e recursos contingentes de gás, condensado e óleo da ENEVA, nas Bacias do Parnaíba, Amazonas e do Solimões.