Eneva propõe fusão com Vibra Energia

285

São Paulo, SP – A Eneva informou na noite de ontem (26) que submeteu uma proposta não-vinculante de combinação de negócios ao conselho de administração da Vibra Energia, que contempla a incorporação de ações da sociedade Eneva pela Vibra ou outra estrutura a ser estabelecida de comum acordo pelas companhias, de forma que o conjunto de acionistas de cada companhia, ao término do processo, passe a deter 50% do total das ações da companhia combinada.

No comunicado, a Eneva afirma que combinação dos negócios das duas companhias criaria a maior distribuidora de combustíveis do Brasil, a maior plataforma de geração termoelétrica e uma das maiores plataformas de renováveis do país. “A unificação de suas bases acionárias resultará na terceira maior empresa listada de energia do Brasil em valor de mercado e deverá levar a um crescimento significativo da liquidez de ações, com a expectativa de que seja superior a R$ 300 milhões por dia”, detalhou a Eneva.

A companhia destacou ainda que a combinação entre a forte geração de caixa da Vibra e a diversificação para novos segmentos mais previsíveis da Eneva que traz aproximadamente R$ 7 bilhões de Ebitda a partir de 2027, suportados por contratos de longo prazo e
com aproximadamente 85% provenientes da receita fixada contratada – cria uma plataforma única de geração de valor e gestão de risco, reduzindo a exposição à volatilidade natural do negócio de distribuição de combustíveis, aos movimentos naturais de commodities e aos riscos de exploração de hidrocarbonetos.

Por fim, a nota afirmou que o BTG Pactual comunicou ao conselho de administração da Eneva que, caso a combinação de negócios nos termos previstos seja bem-sucedida, possui a intenção de concentrar seus investimentos em geração de energia na companhia combinada. Desta forma, uma vez concluída a combinação de negócios, o BTG Pactual tem a intenção de ofertar seu portfólio de ativos de geração térmica, para ser potencialmente
incorporado pela companhia combinada.

VIBRA

A Vibra também divulgou um comunicado para informar sobre a proposta de combinação de negócios enviada pela Eneva. “Recebemos a proposta para início de estudo visando à combinação dos negócios das companhias. Informamos que a proposta será analisada detalhadamente, considerando sobretudo o interesse de seus acionistas e que suas operações seguirão seu curso normal durante o período de análise.”