São Paulo, SP – A Equatorial Energia informou hoje que comprou da Enel Brasil a Celg-D, distribuidora de energia de Goiás e pagará o valor de R$ 1,57 bilhão, sujeito a correção pela variação do CDI desde a data base de 31 de março de 2022 até a data do fechamento.
No comunicado, a companhia explicou que o preço de aquisição poderá ainda ser acrescido de earn-out em função de pagamentos e recebimentos de contingências.
A conclusão da operação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais a este tipo de transação, incluindo, a aprovação Conselho Administrativo de Defesa Econômica
(Cade), e aprovação da Operação e de um Plano de Transferência de Controle da Celg-D pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que poderá incluir, dentre outros, flexibilidade e/ou ajustes nos parâmetros regulatórios da concessão.
O contrato prevê a reestruturação dos empréstimos existentes entre a Celg-D e a vendedora e outras sociedades do seu grupo econômico, no valor de R$ 5,71 bilhões. A Celg-D obrigou-se a pagar os empréstimos no prazo de até 12 (doze) meses após o fechamento da operação.
Por fim, a nota afirmou que com a operação, a companhia diversifica a sua atuação no segmento de distribuição de energia para mais uma região geográfica, reforça seu papel
consolidador no segmento de distribuição, ampliando as oportunidades de geração de valor como player integrado no setor de energia e adiciona mais de 3,3 milhões de clientes.