São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse hoje prometendo em seu discurso no Capitólio que o início de seu mandato será marcado pelo início de uma nova ‘Era de Ouro’ no país.
“Não vamos permitir que tirem vantagem de nós”, disse Trump logo no início de sua fala. “Vou colocar os Estados Unidos em primeiro lugar”.
Trump também criticou o sistema de imigração do país, prometendo declarar uma emergência nacional e enviar tropas para a fronteira sul. As deportações em massa foram uma peça central da sua candidatura à reeleição.
O presidente disse à multidão em sua posse que “todas as entradas ilegais serão imediatamente interrompidas”.
“Como comandante-em-chefe, não tenho responsabilidade maior do que defender nosso país de ameaças e invasões”, disse Trump. “Vamos designar carteis [de drogas] como organizações terroristas estrangeiras”, prometeu ele.
POLÍTICA EXTERNA
O novo líder dos Estados Unidos também apresentou uma lista de prioridades conservadoras e promessas de campanha. Trump elogiou um novo “serviço de receita externa”, uma iniciativa que ele lançou nas últimas semanas para lidar com as tarifas que estavam no centro de sua política externa e propostas econômicas na campanha.
Ele também pediu o fim do que chamou de “mandato de veículo elétrico” para o país, prometendo que os norte-americanos não serão obrigados pelo governo federal a comprar veículos elétricos.
Trump inclusive repetiu críticas ao Canal do Panamá, relembrando o uso do canal pela China. Trump também repetiu sua promessa de mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América.
“Não demos [o canal do Panamá] para eles [China]. Vamos pegar de volta”, prometeu Trump.
SISTEMA DE JUSTIÇA
Trump também disse que encerraria o “armamento” dos tribunais para “perseguir oponentes políticos”, referindo-se aos processos judiciais anteriores e às acusações apresentadas contra ele.
“Nunca mais o imenso poder do Estado será usado como arma para perseguir oponentes políticos, algo sobre o qual sei alguma coisa”, disse Trump.
“Não vamos permitir que isso aconteça. Isso não acontecerá novamente sob minha liderança. Vamos restaurar a justiça justa, igualitária e imparcial sob o estado constitucional de direito”, continuou ele.
Ele prometeu “acabar com a política do governo de tentar projetar socialmente raça e gênero em todos os aspectos da luz pública e privada”.
Ainda acrescentando que “forjará uma sociedade baseada no mérito” e “a partir de hoje, doravante, será a política oficial do governo dos Estados Unidos que existem apenas dois gêneros: masculino e feminino”.