Estados Unidos criam grupo de trabalho sobre retomada de viagens

497

São Paulo – O governo dos Estados Unidos criou grupos de trabalho para abordar a retomada segura de viagens internacionais em parceria com Canadá e outros países da Europa, de acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em coletiva de imprensa.

“Grupos de trabalho já estão em andamento, liderados pela força-tarefa de combate à covid-19 da Casa Branca e o Conselho de Segurança Nacional, com a participação de autoridades de todo o governo”, disse Psaki.

“Há significativas questões de logística em consideração, segurança e efetividade da reabertura de viagens. Tudo isso está sendo levado em conta”, afirmou ela. “Colocamos os grupos em funcionamento para trabalhar de perto e em parceria com países em lidar com desafios de saúde pública”.

Ao ser questionada sobre o motivo pelo qual cidadãos europeus vacinados contra covid-19 não podem entrar nos Estados Unidos, a porta-voz disse: “Estamos em contato com Canadá e países europeus para determinar prazo e ritmo para que possamos reabrir com segurança”.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) mantém em vigor restrições à entrada de viajantes de alguns países em um esforço para ajudar a desacelerar a disseminação do novo coronavírus.

Assim, estão suspensas e limitadas a entrada de pessoas que estiveram fisicamente presentes, durante o período de 14 dias anterior à sua entrada nos Estados Unidos, em todos os países área Schengen europeia, do Reino Unido e do Brasil, entre outros.