Brasília – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo está reavaliando a queda na alíquota do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Inicialmente, o governo avaliou que com a reforma tributária, que aumenta a tributação sobre o rendimento de capital sobre pessoa física, seria possível reduzir a alíquota em 2,5% neste ano e 2,5% no ano que vem, agora, Guedes acredita que essa redução pode ser de 5% neste ano caso se consiga remover isenções.
“Nossos primeiros ensaios eram de redução de 2,5% esse ano e 2,5% no ano que vem, mas já estamos reavaliando a redução para 5% imediatamente, talvez 10% nas desde que conseguimos remover isenções. Podemos reduzir em 10% no IRPJ se conseguimos eliminar alguns subsídios dados a poucas empresas”, afirmou Guedes.
O ministro afirmou que é importante remover esse subsídio porque cada empresa que consegue uma isenção acaba jogando o peso em cima das demais. “Onde todos pagam, pagamos todos menos. Cada uma que consegue isenção joga o peso em cima dos demais. Podemos reduzir até 5%, mas se tivermos ancoragem de remover 3, 4 subsídios podemos ir até 10%.