“Estamos reconstruindo o país e o governo precisa repor quadros’, diz Lula

761

São Paulo – O Presidente da República, Luís Inácio da Silva disse que o seu governo terá que fazer concursos para contratar servidores e repor quadros no funcionalismo público, pois está reconstruindo o país, e que enfrenta dificuldade para atrair bons profissionais, no evento em que sancionou o reajuste aos servidores públicos federais, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, em Brasília (DF). O projeto de lei reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas.

Estamos reconstruindo o país e o governo precisa repôr quadros. Para melhorar qualquer serviço público é preciso contratar seres humanos, é preciso fazer concursos para contratar profissionais qualificados. É difícil competir com o setor privado para atrair profissionais. Temos que melhorar os salários para atrair bons profissionais, ressaltou.

Os ministros da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do Trabalho, Luiz Marinho, também participaram do evento.

O reajuste já havia sido anunciado pelo governo. O Congresso aprovou a proposta que disponibilizou recursos necessários para pagar o valor nesta quarta-feira (26).

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a contar na folha a partir de segunda-feira, 1 de maio, sendo pago no salário de 1 de junho. Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, que terão mais poder de compra, com um impacto direto na economia de cerca de R$ 11 bilhões ao longo deste ano.

É o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016. Naquele ano, a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi desativada. Neste ano, a Mesa foi reaberta com a participação de cerca de 100 entidades representativas dos servidores públicos que assinaram o acordo de reajuste de 9% após a rodada de negociações.