EUA avançam em acordo comercial com Japão

692

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Os Estados Unidos avançaram em um acordo comercial com o Japão, que inclui remoção de tarifas e definições sobre comércio digital, disse o presidente norte-americano, Donald Trump, em uma carta enviada ontem ao Congresso.

São Paulo, 17 de setembro de 2019 – Os Estados Unidos avançaram em um acordo comercial com o Japão, que inclui remoção de tarifas e definições sobre comércio digital, disse o presidente norte-americano, Donald Trump, em uma carta enviada ontem ao Congresso.

“Tenho o prazer de informar que meu governo chegou a um acordo comercial inicial sobre barreiras tarifárias com o Japão e pretendo entrar em acordo nas próximas semanas”, disse Trump. “Além disso, também entrarei em um acordo executivo com o Japão sobre comércio digital”.

Nenhum dos dois acordos requer aprovação do Congresso. No ano passado, em 16 de outubro, a administração de Trump notificou os legisladores, afirmando que pretendia iniciar negociações comerciais com o Japão, e então avançou para as próximas etapas.

Trump disse ainda, na carta, que espera a colaboração do Congresso em outras negociações com o Japão, para “alcançar um acordo comercial abrangente que resulte em um comércio mais justo e recíproco entre os Estados Unidos e o Japão”.

O acordo havia sido divulgado por Trump e pelo premiê japonês, Shinzo Abe, no final de agosto, durante a reunião do G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá). Na ocasião, Trump disse que as negociações também envolviam agricultura.