EUA discutem fundo para garantir depósitos se outros bancos quebrarem

750

São Paulo – Autoridades financeiras dos Estados Unidos estão discutindo a criação de um fundo que permitiria aos reguladores proteger mais depósitos em bancos que enfrentam problemas após a falência do Silicon Valley Bank (SVB).

Segundo a Bloomberg, citando fontes familiarizadas com o assunto, os reguladores norte-americanos discutiram o novo veículo especial em conversas com executivos bancários. A esperança, de acordo com a agência, é que a criação do fundo tranquilize os depositantes e ajude a conter o pânico que se espalhou pelos mercados.

Nesta segunda-feira, o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC, na sigla em inglês) disse que criou um “banco-ponte” para clientes do falido SVB e nomeou Tim Mayopoulos como CEO da instituição.

Mayopoulos será chefe do Silicon Valley Bank N.A., a instituição que continuará atendendo clientes do SVB a partir da manhã desta segunda-feira, afirmou o FDIC em comunicado.

“Os depositantes e tomadores de empréstimos se tornarão automaticamente clientes do Silicon Valley Bank N.A. e terão atendimento ao cliente e acesso a seus fundos por meio de caixa eletrônico, cartões de débito e cheques, da mesma maneira que antes”, acrescentou a organização.