São Paulo – Os Estados Unidos garantiram milhões de pílulas desenvolvidas pela Pfizer contra o novo coronavírus, anunciou o presidente do país, Joe Biden, em uma breve declaração na Casa Branca, após a farmacêutica divulgas resultados promissores de testes do medicamento.
“Ontem à noite, recebemos notícias promissoras sobre outro potente potencial tratamento contra a covid-19, uma pílula desenvolvida pela Pfizer que pode reduzir drasticamente o risco de ser hospitalizado ou morrer quando tomada logo após a infecção”, disse Biden.
“Se autorizado pelo Food and Drug Adminsitration (FDA, correspondente à Anvisa no Brasil) teremos em breve pílulas para trata o vírus dos que forme infectados. Já garantimos milhões de doses, e a terapia seria mais uma ferramenta em nossa caixa de ferramentas para proteger as pessoas dos piores resultados da covid-19”, acrescentou.
A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou que sua pílula experimental antiviral contra a covid-19 reduziu em 89% as hospitalizações e mortes pela doença em pacientes adultos de alto risco, segundo um estudo provisório.
A análise de fase 2/3 avaliou dados de 1219 adultos na América do Norte e Sul, Europa, África e Ásia, em um estudo randomizado duplo-cego de pacientes não hospitalizados com covid-19, que apresentam alto risco de progredir para doença grave. A Pfizer disse que planeja pedir autorização de uso de emergência à FDA assim que possível.
A Merck e sua parceira Ridgeback Biotherapeutics já enviaram um pedido de aprovação na FDA de sua pílula antiviral Lagevrio (molnupiravir), logo depois que dados de um estudo mostraram redução no risco de hospitalização ou morte em cerca de 50% em pessoas de alto risco com covid-19 leve a moderada.