EUA manterão as negociações comerciais com Taiwan, diz Casa Branca

649

São Paulo – Os Estados Unidos apoiam Taiwan de forma sólida e vão retomar as negociações comerciais e de investimentos bilaterais esta semana, mesmo em meio a críticas de Pequim, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em coletiva de imprensa.
“Nosso apoio a Taiwan é sólido como uma rocha. Taiwan é uma democracia líder, uma economia grande e um parceiro de segurança, e vamos continuar a fortalecer nossas relações em todas as áreas que cooperamos, incluindo questões econômicas”, disse Psaki, ao ser questionada sobre como Washington vai responder aos pedidos de Pequim para que negociações e contatos oficiais com Taipei sejam interrompidas.
“Estamos comprometidos com a importância das negociações comerciais e de investimento entre os Estados Unidos e Taiwan, e vamos continuar a fortalecer nossas relações comerciais com Taiwan”, e estamos esperando ansiosos as negociações que vão ocorrer na próxima sexta-feira, disse Psaki. As conversas serão retomadas após um intervalo de quatro anos.
“Também temos sido claro de forma pública e privada sobre nossas preocupações em andamento com agressões da China ante Taiwan, e o aumento de ações para prejudicar a democracia em Taiwan. Vamos continuar expressando preocupações a Pequim nesta questão e tentativas de intimidar outros na região”, segundo Psaki.
As negociações comerciais entre Taiwan e os Estados Unidos sob o mecanismo do Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA, na sigla em inglês) serão retomadas no dia em 30 de junho, por videoconferência, de acordo com o Instituto Americano em Taiwan, a embaixada de fato dos Estados Unidos em Taipei.