EUA pede a seus cidadãos para sair da Ucrânia por conta de risco de ataques a Kiev

679
capital da Ucrânia, Kiev
Kiev, capital da Ucrânia. / Créditos: Pixabay

Um comunicado da embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia pede aos cidadãos norte-americanos para deixar o país imediatamente. A justificativa são temores sobre ataques por parte da Rússia a instalações civis.

“O Departamento de Estado tem informações de que a Rússia está intensificando os esforços para lançar ataques contra a infraestrutura civil e instalações governamentais da Ucrânia nos próximos dias. Os ataques russos na Ucrânia representam uma ameaça contínua aos civis e à infraestrutura civil. A Embaixada dos Estados Unidos insta seus cidadãos a deixar a Ucrânia agora usando opções de transporte terrestre disponíveis de forma privada, se for seguro fazê-lo”, informa a nota.

O comunicado dá orientações aos cidadãos sobre como se defender no caso de ataques, como procurar abrigo ao ouvir sirenes ou explosões; ir para o nível mais baixo da casa e fechar todas as janelas e portas; que mísseis interceptados podem lançar resíduos que podem ferir ou matar pessoas; e procurar meios oficiais de informação.

“A situação de segurança em toda a Ucrânia é altamente volátil e as condições podem se deteriorar sem aviso prévio. Os cidadãos dos Estados Unidos devem permanecer vigilantes e tomar as medidas apropriadas para aumentar sua conscientização sobre segurança”, continua.