São Paulo – Os Estados Unidos pretendem aprofundar a cooperação com Israel sob o novo primeiro-ministro Naftali Bennet, incluindo assuntos relacionados à segurança e ao Irã, disse o presidente norte-americano, Joe Biden, ao conversar ao telefone com o novo premiê israelense.
“Biden destacou suas décadas de apoio constante à relação EUA-Israel e seu compromisso inabalável com a segurança de Israel. Ele expressou sua firme intenção de aprofundar a cooperação entre os Estados Unidos e Israel nos muitos desafios e oportunidades que a região enfrenta”, segundo a Casa Branca, em comunicado.
“Os líderes concordaram que eles e suas equipes consultariam de perto sobre todos os assuntos relacionados à segurança regional, incluindo o Irã. O presidente também comunicou que seu governo pretende trabalhar em estreita colaboração com o governo israelense nos esforços para promover a paz, a segurança e a prosperidade para israelenses e palestinos”.
Biden falou ao telefone com Bennett ontem para oferecer seus parabéns. Bennett assumiu o cargo de primeiro-ministro no domingo após sua nova e ampla coalizão ter sido apoiada por 60 legisladores no Knesset de 120 membros, encerrando meses de impasse e 12 anos do ex-premiê Benjamin Netanyahu no poder.
Bennet enfrentará uma série de questões divisivas. Ele está sob pressão para impulsionar a economia após vários bloqueios para conter a propagação da covid-19, ao mesmo tempo que negocia um prazo mais longo de trégua com o Hamas depois que os dois lados travaram um conflito mortal de 11 dias em maio, e enquanto tenta conter as ambições nucleares de Teerã.