São Paulo – Os Estados Unidos realizaram hoje um teste com o míssil balístico intercontinental Minuteman III, que foi adiado devido às crescentes tensões com a China e a Rússia. Segundo os militares, o míssil estava programado para ser testado na primeira semana de agosto.
O míssil, equipado com um veículo de teste, foi lançado pelos aviadores do Comando de Ataque Global da Força Aérea dos Estados Unidos, na Califórnia. De acordo com órgão, o teste mostra a preparação das forças nucleares estadunidenses e dá garantias sobre a letalidade e potência da dissuasão nuclear do país.
“Este lançamento teste faz parte de atividades rotineiras e periódicas destinadas a demonstrar que a prontidão nuclear dos Estados Unidos é segura, confiável e eficaz para deter ameaças do século XXI e tranquilizar nossos aliados”, informa o comunicado oficial dos militares.
Segundo o órgão, já ocorreram mais de 300 testes como o visto hoje antes, sendo o lançamento tendo sido preparado há meses, além de envolver numerosos parceiros do governo. “Não é o resultado dos eventos mundiais atuais”, informou a nota militar.
O lançamento estava originalmente planejado para acontecer no dia 4 de agosto. Na ocasião, a Casa Branca anunciou o atraso em meio a uma controversa visita a Taiwan pela presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
A China se opôs à visita de Pelosi, e no mesmo dia lançou cerca de 11 ataques de mísseis perto da costa de Taiwan – que Pequim considera uma província rebelde, além de dar início a uma série de exercícios militares.