EUA retirarão tropas do Iraque até o final deste ano, diz Biden

587

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a retirada das tropas norte-americanas do Iraque no final deste ano, mas indicou que continuará apoiando o governo no combate ao Estado Islâmico.

“Nosso papel no Iraque será apenas estar disponível, continuar a treinar, ajudar e lidar com o Estado Islâmico. Mas não vamos estar, até o final do ano, em missão de combate”, disse ele em breves declarações a repórteres na Casa Branca.

O anúncio do fim da missão de combate dos Estados Unidos no Iraque, embora possa não resultar em uma redução substancial das tropas, vem na esteira da decisão de Biden de se retirar totalmente do Afeganistão após quase 20 anos.

As declarações de Biden foram feitas no início de uma reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, e acontecem menos de três meses antes das eleições parlamentares marcadas para 10 de outubro.

Em abril, os Estados Unidos e o Iraque concordaram que a transição para uma missão de treinamento e aconselhamento significaria que o papel norte-americano de combate terminaria, mas eles não estabeleceram um cronograma para completar essa transição.