ExxonMobil responde às críticas de Biden e defende investimentos

684

São Paulo – A Exxon Mobil divulgou um comunicado hoje em resposta a uma carta do presidente do Estados Unidos, Joe Biden, em que o mandatário repreende as principais petroleiras norte-americanas, a Exxon inclusa, pelos altos preços dos combustíveis no país.

“Temos investido para aumentar a capacidade de refino para processar o petróleo leve dos Estados Unidos em cerca de 250 mil barris por dia – o equivalente a adicionar uma nova refinaria de médio porte”, disse a Exxon Mobil no comunicado.

A carta, enviada a sete grandes companhias petrolíferas, foi a advertência mais direta de Biden em sua campanha de culpar o setor pelo aumento da inflação.

No início da semana, Biden, criticou a Exxon Mobil por não produzir mais petróleo, à medida que o aumento dos preços dos combustíveis cada vez impacta mais o bolso dos americanos e a popularidade do mandatário continua a cair antes das eleições de meio de mandato.

“A Exxon fez mais dinheiro do que Deus este ano”, disse ele na ocasião, cobrando aumento de impostos sobre as petrolíferas.

A empresa disse estar em “contato regular com o governo para atualizar o presidente e sua equipe sobre como tem investido mais do que qualquer outra empresa” para desenvolver o fornecimento de petróleo e gás dos Estados Unidos.