Fazenda que fazer debate acontecer sobre taxação de compras internacionais de até US$ 50, diz Haddad

180
Fernando Haddad concede entrevista coletiva à imprensa no CCBB, em Brasília. Divulgação Gabinete de Transição.

São Paulo, 27 de maio de 2024 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse há pouco que não estar a par das negociações do governo com o Congresso sobre a taxação das compras internacionais até US$ 50. “O mais importante é que as pessoas começaram a debater a questão. Vamos tomar a melhor decisão, claro, com o aval da Presidência da República”, afirmou, respondento que, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai vetar, “ele é o presidente”.

 

Segundo Haddad, a orientação do Ministério da Fazenda é fazer o debate acontecer em relação as compras. “O assunto está polarizado. O que nos importa é que o debate técnico estabeleça o que for melhor para o Brasil. Este assunto será debatido por mais de um ator para se chegar a um denominador comum”, explicou o ministro.

 

Haddad informou ainda que deve entregar nessa ou na próxima semana as medidas para compensar a desoneração da folha de pagamentos. “Estão prontas. Pode ir nessa semana, mas vamos ver com o Senado qual a melhor opção. Para nós, está encaminhado. Como não haverá impacto nesse ano, para nós é tranquilo”.

 

Segundo ele, a questão sobre a compensação será enviada através de uma medida provisória. Haddad acrescentou ainda que as ações de socorro à indústria gaúcha serão acertadas ainda hoje com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin.

 

Dylan Della Pasqua / Safras News

 

Copyright 2024 – Grupo CMA